Todas as coisas importantes que Wifi Ralph explora em seu filme!
Confesso que estou amando o rumo que a Disney está indo com seus filmes, Enrolados, Detona Ralph, Zootopia, Frozen, Moana...todos eles trazem coisas tão maiores que apenas um desenho infantil para distrair as crianças. Antes alguns desenhos tinham uma coisa ali ou aqui que levava a alguma reflexão, hoje, o estúdio trabalha abertamente questões sociais no enredo dos seus filmes.
O filme Wifi Ralph: Quebrando a Internet, é uma das maiores provas disso! E por isso, eu acho que devemos comentar e exaltar esse novo rumo da Disney, para eles saberem que estão indo para o caminho certo. Então, se você ainda não assistiu a sequência da animação Detona Ralph, corre para ver, pois sim, aqui terá muito spoilers!
Além de todas as referencias ao universo pop e a própria disney, o filme trabalha algumas questões que precisam ser discutidas pela sociedade, uma delas: relacionamentos abusivo. Quem diria que uma animação trataria de um tema tão importante? E ainda mais mostrando que não são apenas relacionamentos românticos que podem ser abusivos, mas amizades também.
O filme trata do tema da melhor forma possível, Ralph se mostra em grande parte do filme um dos melhores amigos que o cinema já viu. Sempre fazendo de tudo para ajudar sua amiga, Vanellope, a recuperar o seu jogo. Mas, quando percebe que existe uma chance da Vanellope escolher outro rumo para a sua vida, que significa ter novos amigos e não ver o Ralph com tanta frequência, o lado obscuro do Ralph aparece, tomando atitudes egoístas maquiadas por um desejo de proteger a sua amiga.
No final, Ralph percebe o mal que estava fazendo não só a Vanellope, mas também a ele mesmo, e começa a tratar as suas inseguranças. A mensagem é muito clara: o maior ato de amor para os nossos amigos é apoiá-los, mesmo que isso signifique que eles vão para longe de você.
Sexismo e empoderamento feminino também foi pauta do filme. A animação traz duas personagens fortes femininas que são nada mais nada menos que donas de duas grandes plataformas na internet e que tem participação importante no filme. Além disso, na cena com as princesas, muitas vezes, o sexismo é questionado, como na famosa frase carregada de ironia da Rapunzel: As pessoas acham que todos os seus problemas acabaram quando aparece um homem forte?
Ahhhh, e o filme fecha o arco principal com chave de ouro. O protagonista é salvo por princesas! Além de puro empoderamento feminino, é uma aula de sororidade, todas as princesas unidas se ajudam para salvar o Ralph. Teve coisa melhor do que escutar o: olha lá, um homem grande e forte precisando ser salvo.
Espero que a Disney siga nesse caminho e que cada filme dela traga questões do tipo para ser discutidas. E pelo visto, Frozen 2 vai seguir o mesmo caminho, ou você também não se arrepiou com a Anna tirando a espada do Christopher para defender ele e a irmã no final do teaser? GENIAL DISNEY.
0 comentários