Mau Começo, de Lemony Snicket
Título Original: The Bad Beginning
Gênero: Infanto Juvenil
Editora: Seguinte
Ano de Publicação: 2001
Comprar: Amazon
Confira o livro no Skoob e no Goodreads.
Sinopse: Violet, Klaus e Sunny são encantadores e inteligentes, mas ocupam o primeiro lugar na classificação das pessoas mais infelizes do mundo. De fato, a infelicidade segue os seus passos desde a primeira página, quando eles estão na praia e recebem uma trágica notícia. Esses ímãs que atraem desgraças terão de enfrentar, por exemplo, roupas que pinicam o corpo, um gosmento vilão dominado pela cobiça, um incêndio calamitoso e mingau frio no café da manhã. É por isso que, logo na quarta capa, Snicket avisa ao leitor: "Não há nada que o impeça de fechar o livro imediatamente e sair para uma outra leitura sobre coisas felizes, se é isso que você prefere"
É melhor você não ler essa resenha, ok?
Depois que finalizei a adaptação da série na Netflix eu fiquei extremamente nostálgica e com muita saudades dessa história que foi um dos meus primeiros contatos com a literatura durante a minha infância. Por isso, decidi que esse ano eu releria todos os 13 livros de Desventuras em Série e a seguir, assistiria os episódios correspondentes à obra para apaziguar a saudadinha que está apertando meu coração.
Mau Começo é a primeira obra da série Desventuras em Série, composta por 13 livros e escrita por Daniel Handler sob seu heterônimo, Lemony Snicket. O livro conta o início de uma série de acontecimentos desagradáveis que acontecem com os irmãos Baudelaire após a morte de seus pais. As três crianças enfrentam violências e abusos causados principalmente pelo Conde Olaf, um senhor completamente desagradável que persegue as crianças com o objetivo de roubar sua fortuna.
A narrativa do livro flui muito bem, tornando a leitura completamente agradável. Com uma trama carregada de sátira, ironia e um toque sombrio de violência, Snicket apresenta as desventuras revoltantes que ocorre com os personagens, que muitas vezes não são notadas pelos adultos, de forma que torna a estória divertida. Além disso, Snicket sempre alerta o leitor que a estória não vai melhorar e aconselha que a leitura não seja concluída.
"Não compreendiam porque devia ser assim, mas, como ocorre com tantos acontecimentos infelizes na vida, o fato de não compreendermos uma coisa não significa que ela seja menos real"
Por ser o primeiro livro de uma série e por apresentar muitos personagens não há muito trabalho focado em desenvolvimento emocional deles, mas, confesso que fiquei surpresa com a forma que a dor dos Baudelaire foram retratadas, principalmente a da Violet, que muitas vezes se sentia culpada por não conseguir proteger os irmãos das desventuras que vivem.
Não há palavras para descrever o quanto a obra foi bem adaptada na série, arrisco dizer que é uma das melhores adaptações existentes. Nada do livro foi modificado, apenas acrescentaram mais drama a história, respeitando a trama original.
Mau Começo é um livro indicado para quem gosta de literatura infanto juvenil, apesar de ser uma obra que brinca com a tradicionalidade do gênero. É uma leitura rápida, carregada de questões reflexivas e diversão.
0 comentários