A Guerra dos Tronos HQ Vol. 1, de George R. R. Martin

by - janeiro 12, 2019

Resenha de A Guerra dos Tronos HQ Vol. 1, de George R. R. Martin

Título Original: A Game of Thrones
Gênero: HQ, Fantasia
Editora: Fantasy/Casa da Palavra
Ano de Publicação: 2012
Comprar: Amazon 
Confira a HQ no Skoob e Goodreads

Sinopse: O inverno está chegando” é o lema da casa Stark, o feudo mais ao norte entre os que devem fidelidade ao Rei Robert Baratheon na distante Porto Real. Lá, Eddard Stark de Winterfell governa em nome do rei e vive em paz com sua mulher, Catelyn, seus filhos Robb, Brandon e Rickon, suas filhas Sansa e Ayra, e o bastardo Jon Snow. Mais ao norte, atrás da imponente Muralha, vivem os selvagens Wildlings. Depois que Jon Arryn, a Mão do Rei (segunda pessoa mais importante dos Sete Reinos depois de Vossa Majestade) morre em circunstâncias misteriosas, Robert se dirige a Winterfell com sua família: sua mulher, a rainha Cersei, seu filho, o príncipe Joffrey, e os irmãos da rainha, o esgrimista Jamie e o anão Tyrion, da poderosa casa Lannister. Enquanto isso, através do Mar Estreito, o príncipe Viserys, herdeiro da derrotada casa Targaryen, que uma vez governou toda Westeros, planeja recuperar o trono com o exército do bárbaro Dothraki, cuja lealdade ele pretende obter com a única moeda que possui: sua bela e ainda inocente irmã, Daenerys.

E em meio a uma Maratona Literária de Natal, que um dos desafios era a leitura de uma HQ, eu conclui o meu 2018 com uma leitura sensacional: A graphic novel Guerra dos Tronos - Volume 1, do autor George R. R. Martin.

Confesso que apesar de gostar bastante do gênero, HQ não é de longe o que eu mais consumo. Mas, sei apreciar uma boa técnica quando eu vejo, e isso foi uma das coisas que mais me encantou na obra. As ilustrações de Tommy Patterson são espetaculares, ele conseguiu retratar muito bem a emoção dos personagens em cada cena e sempre deixando a sensação sombria que o enredo traz. Mas, confesso que a única dificuldade que encontrei relacionada as ilustrações foi o fato dos personagens masculinos serem muito parecidos, principalmente Albert e Snow, eu quase nunca distinguia quem era quem apenas olhando.

Resenha de A Guerra dos Tronos HQ Vol. 1, de George R. R. Martin

O roteiro ficou sob a responsabilidade de Daniel Abraham, que fez um excelente trabalho nesse volume, que corresponde aos primeiros capítulos do livro. Acredito que, quem está tendo o primeiro contato com o universo de GRRM através da HQ, não tem dificuldade para entender o que está acontecendo. Sabemos que é uma tarefa difícil resumir uma obra densa para pequenas narrativas e diálogos, mas o escritor conseguiu fazer um bom trabalho. 

Vale a pena ressaltar que a edição, que foi publicada pela Fantasy, é de excelente capricho. As folhas tem uma gramatura mais grossa do que o comum, o que facilita na leitura. E o making off que a editora e equipe prepararam para os fãs no final da edição é algo de se deliciar, eu amei acompanhar todo o processo de criação da obra. 

A Guerra dos Tronos HQ Vol. 1 é totalmente recomendada para os fãs do gênero e, claro, para os fãs da série. É uma experiência de leitura completamente diferente da dos livros, mas, o friozinho na barriga e as emoções que sentimos com a estória de GRRM é o mesmo, vale muito a pena.

You May Also Like

0 comentários