O Mundo Sombrio de Sabrina e a necessidade de personagens femininas realmente empoderadas

by - janeiro 01, 2019


O Mundo Sombrio de Sabrina foi, sem dúvida, a minha série favorita de 2018 e uma das favoritas da Netflix de todos os tempos! Fazia tempo que eu não encontrava uma série assim, que me fizesse terminar em poucos dias e me deixasse louca da cabeça para consumir mais e fazendo mil teorias.

Tem várias coisas que eu amo nessa série, mas com certeza o que eu mais amei e foi o que me fez favoritar essa série foram as personagens femininas, que além de fortes e lindas a série deixa claro que não há NADA que elas não possam fazer. E isso vai muito além da protagonista, todas as personagens femininas da série são empoderadas de alguma forma.

Além disso, a série traz muito de sororidade, há várias cenas, e arrisco dizer que são as melhores, em que as mulheres da série se unem para defender umas as outras ou somam forças para conseguir algo. É muito empolgante ver que a união feminina é incentivada.

E como eu sei que séries assim, que dão o espaço necessário para suas personagens brilharem, merecem todo reconhecimento e enaltação possível, resolvi listar as personagens mais incríveis da série e o que mais gostei nelas.
Sabrina Spellman

dc03974b70aa2ef2224e1bc0d833572838dfdd52r1-540-242_hq

A protagonista é uma adolescente de 16 anos que vive as confusões inerentes a essa fase da vida. Confusões que são ainda mais acentuadas pelo dilema que ela vive: Ela é metade bruxa e metade mortal e precisa decidir qual das suas "vidas" vai escolher. Apesar de no início da série ela ser subestimada por ter sangue mortal, em nenhum momento isso interfere na sua capacidade mágica, se provando tão inteligente e forte quanto as outras bruxas. Sabrina tem um interesse amoroso e muitas de suas escolhas são baseadas nele, mas fica claro que isso é pela fase em que ela vive, ela estar longe de ser uma mulher que tem a vida traçada em prol de um romance.

Zelda Spellman

6a07a1d82bf4fc8898a74afbbdb9e28e

Uma das tias de Sabrina que, no início da série, é bem difícil de gostar, mas conforme você vai avançando nos episódios, vai simpatizando com a personagem. Zelda Spellman é uma bruxa extramente forte e talentosa, devota a Igreja da Noite mas, principalmente, devota a sua família e a Sabrina, que demostra apoio e maternagem até mesmo quando a sobrinha comete erros que colocam a família em risco.
Hilda Spellman

6859ec5b-3b54-4e41-ba2f-69a7b3692bc3-tumblr_phdhu6dzna1tovmb9o4_540

A mais maternal das tias de Sabrina, Hilda sofre muitas vezes com o autoritarismo desnecessário de sua irmã mais velha, Zelda. Mas isso não a impede de ser tão extraordinária quanto a irmã e de ser, muitas vezes, a pessoa compreensiva e ouvinte que não só a Sabrina precisa, mas também o Ambrose.
Senhorita Mary Wardwell/Madame Satan

tenor

Com toda certeza a personagem feminina mais forte da série desde o primeiro momento de sua aparição. Ela protege Sabrina diversas vezes e, com um dom incomum de manipulação, consegue fazer a Sabrina realizar tudo que ela (e satã) querem, sem nem mesmo ela perceber. Fora que fica claro mais de uma vez o quão inteligente, forte e principalmente, perigosa, a personagem é.

Prudence e As Irmãs Estranhas

leader

Extremamente leais a Igreja da Noite, Prudence e suas irmãs são bruxas extremamente inteligentes, elitistas e praticamente dominam a Escola de Artes Ocultas. Na série elas não demostram fraqueza ou medo, e apesar de estarem em uma escola que também contém bruxos, são elas que se sobressaem. Vale ressaltar que, assim como Sabrina, demostram uma inteligência mágica incrível, e apesar de iniciarem com uma rivalidade com a Sabrina, logo reconhecem o valor da bruxa e se unem a ela em vários momentos.
Roz Walker

tumblr_phclg9RjAp1xc1zo2o1_500

Uma das melhores amigas de Sabrina e uma das minhas personagens favoritas, ela é uma das criadoras do MAGIA, grupo que tem por fim dar suporte as mulheres do colégio de Greendale. Roz questiona a todo momento tudo que é imposto e censurado no colégio, mostrando que uma mulher não só pode como deve ter voz ativa na sociedade. Além disso, é um exemplo de superação pois passa a usar sua condição, que normalmente a colocaria numa situação fragilizada, como a sua maior força.
Susie Putnam 

giphy

Susie é uma jovem não-binária que tem uma evolução incrível ao longo da primeira temporada da série. No início nós vemos que ela sofre bullying e, devido a isso, acaba se retraindo e evitar enfrentar quem a amedronta. Mas a medida que conhece a sua estória e com a ajuda de seus amigos, Susie se empodera e torna-se a personagem mais corajosa da série. Além disso, é uma grande amiga, sempre procurando ajudar a Roz, o Harvey e a Sabrina.

Já dá para ver que O Mundo Sombrio de Sabrina não peca em representatividade, que somado ao roteiro, produção e direção (muitos episódios foram dirigidos também por mulheres!) incríveis torna a série uma das melhores séries da atualidade. Vale muito a pena assistir.

E vocês gostam tanto dessa série quanto eu? Tem alguma outra série que arrasa no quesito representação feminina? Comentem aqui, vou adorar saber!

You May Also Like

0 comentários